sábado, 25 de maio de 2013

Tudo Vai Melhorar

Crescer não é fácil. Muitos jovens enfrentam diariamente as agressões típicas do bullying (quer agressões físicas quer verbais), fazendo com que se sintam sozinhos e sem ninguém ou um local a quem pedir ajuda. Isto é especialmente verdade em crianças e adolescentes LGBT, que muitas vezes reprimem a sua sexualidade com medo de serem vítimas de bullying. Sem nenhum adulto ou mentor assumidamente homossexual nas suas vidas, não conseguem imaginar o que o seu futuro pode reservar. Em várias situações,adolescentes e adultos LGBT, são gozados, ridicularizados ou, em casos mais extremos, agredidos, simplesmente por serem eles próprios. 

O “Projeto Tudo Vai Melhorar” foi criado para demonstrar aos jovens LGBT os níveis de felicidade, potencial e positivismo que as suas vidas podem alcançar, se conseguirem ultrapassar as dificuldades das suas vidas de adolescente.  

Em Setembro de 2010, nos Estados Unidos, o colunista e escritor Dan Savage criou um vídeo no YouTube juntamento com o seu companheiro, Terry Miller, para dar esperança aos jovens LGBT vítimas de violência. Isto surgiu como resposta ao número de estudantes que atentaram contra as suas próprias vidas após terem sido vítimas de bullying na escola. A intenção era criar um núcleo pessoal de apoiantes que, em todo o lado, pudessem dizer aos jovens LGBT que, sim, tudo vai melhorar.

Como contributos mundiais de relevância que aderiram ao “It Get’s Better Project” contam-se nomes como o Presidente dos EUA, Barack Obama, Lady Gaga ou Ellen DeGeneres entre muitos outros.  

Com este projeto, crianças, adolescentes ou jovens que sejam lésbicas, gays, bissexuais ou transsexuais podem ver como o amor e a felicidade poderão estar presentes nos seus futuros. 

Em Abril de 2012, o ativista Diogo Vieira da Silva, Vice-Presidente da CASA – Centro Avançado de Sexualidades e Afetos e responsável pelas questões LGBT, propôs à Direção da mesma, o desafio de contactar o “It Gets Better Project”, no sentido da criação do “Tudo Vai Melhorar”. A ideia foi aceite de imediato e a Associação CASA criou o Projecto. O jornalista Júlio Magalhães, os músicos Anjos, as apresentadoras de televisão Carolina Torres e Maria Botelho Moniz e José Castelo Branco estão entre as personalidades que já deram a cara pelo projeto, sendo que qualquer um o pode fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário